Troubleshooting/Samsung scx-4500W/pt-br: Difference between revisions

From KDE Wiki Sandbox
(Created page with "A rede está organizada de modo que se o cabo ethernet for conectado à impressora, então ela usa a interface com fio e caso contrário ela usará a interface sem fio.")
(Created page with "Assim, vamos em seguida para a página de da interface sem fio no '''SyncThru''' para configurar esta interface para funcionar como seu próprio ponto de acesso sem fio local. No...")
Line 129: Line 129:
A rede está organizada de modo que se o cabo ethernet for conectado à impressora, então ela usa a interface com fio e caso contrário ela usará a interface sem fio.   
A rede está organizada de modo que se o cabo ethernet for conectado à impressora, então ela usa a interface com fio e caso contrário ela usará a interface sem fio.   


So next go to the wireless interface page in '''SyncThru''', and set up the required wireless settings for your own local wireless access point. In my case it uses WPA2 with AES encryption but your mileage may vary.
Assim, vamos em seguida para a página de da interface sem fio no '''SyncThru''' para configurar esta interface para funcionar como seu próprio ponto de acesso sem fio local. No meu caso, ele usa o WPA2 com criptografia AES mas seu alcance pode variar.


As soon as I disconnected the ethernet cable the printer connected to my wireless access point and received its ip address via my dhcp server. Then firing up Firefox on my main machine and going to the printer ip address connected me to the embedded management interface again (SyncThru).  From there the usual range of printer settings was accessible and also monitoring of page usage and toner use.
As soon as I disconnected the ethernet cable the printer connected to my wireless access point and received its ip address via my dhcp server. Then firing up Firefox on my main machine and going to the printer ip address connected me to the embedded management interface again (SyncThru).  From there the usual range of printer settings was accessible and also monitoring of page usage and toner use.

Revision as of 15:24, 22 October 2010

Other languages:

Mike Cloaked <mike.cloaked at gmail.com> postou o seguinte comentário referente a instalação no Fedora 10. Observe que algumas referências são a pastas locais e você pode ter que adequar estas localizações ao seu sistema.


Configurando a impressora

O descrito a seguir foi feito inicialmente no Fedora F10, mas após uma instalação limpa do F12 descobriu-se que a mesma técnica funciona perfeitamente bem também no F12.

Eu baixei o driver e o descompactei. Os drivers estão disponíveis em Samsung's web page.

No entanto, eu não instalei seus scripts. Ao invés disso, eu extrai os dois arquivos a seguir do arquivo de driver unificado: Eu adicionei o arquivo rastertosamsungspl (de cdroot/Linux/i386/at_root/usr/lib/cups/filter/rastertosamsungspl) ao /usr/lib/cups/filter/
sendo o scx4500w.ppd (from cdroot/Linux/noarch/at_opt/share/ppd/) também necessário. Você precisa fazer um "cd" para o /usr/share/cups/model/foomatic-db-ppds, criar o diretório "samsung", e então

gzip -c
/path-to-my-scx4500w/scx4500w.ppd > samsung/scx4500w.ppd.gz

Isto foi tudo que pareceu ser necessário. De qualquer maneira, eu conectei a impressora na porta USB do computador que estava rodando o Fedora 10 e liguei a impressora enquanto observava o arquivo de mensagens.

Na inicialização, ele reconheceu imediatamente a impressora e o arquivo de mensagens mostrou que o dispositivo foi encontrado corretamente, culminando em:

Jul 20 20:37:32 home1 kernel: usbcore: registered new interface driver usblp 
Jul 20 20:38:00 home1 hal_lpadmin: Added printer SCX-4500W-Series

Uma janela apareceu dizendo que a impressora foi adicionada e perguntou-me se desejaria verificar as configurações - tudo que eu mudei foi o tamanho do papel do US Letter para o A4 e então eu imprimi uma página teste - que pareceu perfeita.

Então eu imprimi a página de status do sistema da impressora que estava correta, e então eu fiz um teste a partir do computador - tudo pareceu bem.

O CUPS começou a consumir muitos recursos da CPU então eu reiniciei e o computador o fez sem incidentes. Eu então verifiquei que a impressora estava visível para outros computadores na rede e funcionou satisfatoriamente.

Eu não usei o cabo ethernet ainda, nem mudei as configurações da rede sem fio. Eu terei que colocá-la na rede local e fornecer um endereço IP específico, diferente do endereço padrão 192.x.x.x que vem com a impressora.

Eu preparei também a configuração para permitir a digitalização, mas não tive a chance de testar ainda.

De qualquer maneira, é muito bom que a impressora esteja funcionando, apesar de ser uma impressora não suportada - e somente usando dois arquivos obtidos de outra impressora Samsug, foi possível que os aplicativos Linux imprimissem perfeitamente.


Digitalizando

Eu testei agora a digitalização no scx-4500w. Isto funcionou inicialmente no computador com o Fedora 10 mas recentemente eu fiz uma instalação limpa do F12 e foi necessário um passo adicional. Para o Fedora F12 foi necessário adicionar na seção Samsung do arquivo /lib/udev/rules.d/65-libsane.rules:

# Samsung SCX-4500W
 ATTR{idVendor}=="04e8", ATTR{idProduct}=="342b", ENV{libsane_matched}="yes"

Este passo fi uma adição às mudanças detalhadas abaixo. Após o computador ser reiniciado, o digitalizador funcionou (por exemplo, usando o GIMP)

Nenhuma mudança foi necessária no arquivo dll.conf para o Fedora 12.

O restante desta página se refere ao que é necessário para o Fedora 10/Fedora 11.

Eu instalei o sane-backends do updates-testing para obter "sane-backends-1.0.20-4.fc10.i386"

Então eu editei o arquivo /etc/sane.d/xerox_mfp.conf para adicionar duas linhas extras, de acordo com as sugestões de outras postagens na Internet uma vez que foi sugerido que a impressora Samsung funciona com a configuração do xerox_mfp backend:

# Samsung SCX-4500W
 usb 0x04e8 0x342b

Então, criei um novo arquivo /etc/hal/fdi/information/19-libsane-scx4500w.fdi com o seguinte conteúdo:

<?xml version="1.0"
 encoding="UTF-8"?>                                        
 <deviceinfo version="0.2">
   <device>
     <match key="info.subsystem" string="usb">
       <match key="usb.vendor_id" int="0x04e8">
         <match key="usb.product_id" int="0x342b">
           <append key="info.capabilities"
 type="strlist">scanner</append>
         </match>
       </match>
     </match>
   </device>
 </deviceinfo>

Após isso, eu simplesmente iniciei o GIMP e solicitei uma digitalização - ele encontrou o digitalizador e ele funcionou sem nenhum passo adicional.

Observe que no Fedora 11 o digitalizador se recusou a funcionar apesar da impressora funcionar como no Fedora 10. Depois de muitas tentativas eu descobri que existe uma solução que se parece com um erro no pacote "sane-backends-1.0.20-4.fc11.i586", e consegui fazer o digitalizador funcionar novamente -

Eu descobri que os arquivos dll.conf no /etc/sane.d são interessantes.

Existem dois arquivos no meu sistema - que são:

-rw-r--r--. 1 root root  916 2009-10-03 12:13 dll.conf
-rw-r--r--. 1 root root  664 2009-06-23 09:04 dll.conf.rpmnew

Eu notei que o dll.conf foi datado depois do dll.conf.rpmnew - e o dll.conf não inclui o xerox_mfp, ao passo que dll.conf.rpmnew com data anterior possui e em meu caso esta entrada é necessária para o driver!

Então, para tornar a versão .rpmnew a atual eu simplesmente fiz o seguinte:

mv dll.conf dll.conf.orig
cp dll.conf.rpmnew dll.conf

Então eu iniciei o GIMP e solicitei uma digitalização - e ele funcionou perfeitamente, Eu adicionei uma nota ao relatório pré-existente no bugzilla e espero que isto seja corrigido no futuro.

Assim, apesar de eu ter testado somente a impressão e digitalização no Fedora 10 usando a porta USB, isto funcionou muito bem.

Ainda a ser testado:

  • 1) acesso à impressora pela rede
  • 2) acesso à impressora pela rede sem fio
  • 3) acesso ao digitalizador pela rede/wifi

Se alguém fez outros testes no SCX-4500W da Samsung e possui detalhes da configuração passo-a-passo eu estaria interessado em receber estas informações. De qualquer forma, ela é uma ótima impressora, e muito silenciosa durante operação, além de ser muito bonita também!


Acesso pela rede

A impressora vem configurada com um endereço IP padrão de 192.0.0.192.

Para fazer com que a interface de rede funcione em minha rede local que está no intervalo de IP 10.0.x.x, eu inicialmente liguei um laptop antigo e conectei-o à impressora com o cabo crossover que vem com ela. Então eu parei o serviço do NetworkManager e então iniciei o serviço "network".

O próximo passo é logar-se como administrador (root) e colocar o laptop no mesmo intervalo de IP da impressora digitando:

ifconfig eth0 192.0.0.10 up

Em seguida inicie o Firefox e acesse o endereço 192.0.0.192 que imediatamente o conectará à interface de gerenciamento que vem embutida na impressora ( chamada "SyncThru" na terminologia da Samsung ) que é exibida como uma página Web no Firefox.

É fácil encontrar a página de rede e mudar o endereço IP para um endereço estático dentro do intervalo da minha rede local ou deixar a impressora continuar a usar o DHCP. No meu caso, uma vez que eu tenho o endereço MAC da interface de rede da impressora, eu poderia adicioná-lo ao meu servidor local DHCP e fornecer à impressora um nome local.

Se você não estiver rodando seu próprio servidor DHCP, então será provavelmente mais fácil fornecer um IP estático no mesmo intervalo de sua rede local.

A rede está organizada de modo que se o cabo ethernet for conectado à impressora, então ela usa a interface com fio e caso contrário ela usará a interface sem fio.

Assim, vamos em seguida para a página de da interface sem fio no SyncThru para configurar esta interface para funcionar como seu próprio ponto de acesso sem fio local. No meu caso, ele usa o WPA2 com criptografia AES mas seu alcance pode variar.

As soon as I disconnected the ethernet cable the printer connected to my wireless access point and received its ip address via my dhcp server. Then firing up Firefox on my main machine and going to the printer ip address connected me to the embedded management interface again (SyncThru). From there the usual range of printer settings was accessible and also monitoring of page usage and toner use.

Next to get printing via the network instead of via USB.

  1. In the main machine go to System -> Administration -> Printing -> New Printer
  2. Select Network Printer and the drop-down HP JetDirect (even though it isn't).
  3. Use the known printer IP in the "host" dialog and leave the default "Port 9100". Click Forward.
  4. Select ppd file (as in the sections above) and navigate to it - set the remaining parameters required. Change paper to A4.

Then I sent a test page - and printed a mail item - which seemed fine apart from the page size being a touch too small for the writing at the top and bottom. That can no doubt be tweaked as necessary later. Then any other machine on the network can either use the printer via cups or set it as an independent route via the network as above.

Since the wired cable had been removed this test print went via the wireless network to the scx-4500w. If the printer is wired to your local router via ethernet then the print goes via the wired router - you can't do wireless and wired at the same time.

Scanning via the Network

Scanning via the network was not attempted at the time of writing.