Jump to content

FAQ geral sobre os softwares KDE

From KDE Wiki Sandbox
Revision as of 22:21, 16 October 2010 by MarcusGama (talk | contribs) (Created page with "Category:Iniciando Category:Desktop")

Esta página com as perguntas mais frequentes (FAQ) foi criada com base nas perguntas feitas no canal #kde do IRC. Esta lista de perguntas não abrange tudo e pode crescer.

E o KDE 3?

O KDE 3 está sendo abandonado?

Não. Não há nenhum final de vida planejado para o KDE 3. Ele continuará a existir e ser usado por tanto tempo quanto existirem pessoas usando ele. No entanto, não existe nenhuma garantia de correção de erros ou manutenção para o KDE 3.5 além da fornecida pelo seu vendedor e possíveis contatos de suporte. Nenhum desenvolvimento posterior está planejado.

É necessário atualizar para o KDE 4?

O KDE 3 continuará a existir e ser usado por um longo tempo. Mas se você o atualizará ou não depende muito da configuração da sua distribuição. Em termos gerais, distribuições Enterprise (que privilegiam a estabilidade mas não possuem os aplicativos mais recentes) usam o KDE 3.5. Exemplos deste tipo de distribuição são o CentOS, White Box ou Scientific Linux. Já as distribuições mais voltadas para o usuário final já usam atualmente a versão 4.4 ou até mesmo a 4.5.

Existe alguma ajuda para que eu inicie a usar o KDE 4?

Sim, existe. O UserBase pode ser uma grande ajuda. Algumas páginas para você começar são Encontrando sua aplicação que mostra quais aplicações mudaram seus nomes ou localização, e Tarefas comuns que tenta tornar você mais produtivo rapidamente.

Não se esqueça que você pode usar a barra de pesquisa para encontrar outras páginas relacionadas com qualquer problema que você encontrar e clicar na ligação para Category|Iniciando no final desta página exibirá outras páginas úteis.

Eu serei capaz de continuar usando o KDE 3 ou aplicações do KDE 3?

Sim, você será capaz de continuar a usar o KDE 3 e suas aplicações uma vez que suas dependências estejam instaladas. Conforme a migração para os programas do KDE 4 avança, algumas das dependências estarão faltando. No entanto, ao mesmo tempo, a maioria dos aplicativos receberão novas versões com dependências atualizadas ou, de maneira semelhante, novas pacotes serão escritos.

Como a configuração do KDE 4 e do KDE 3 depende da sua distribuição, consulte o seu distribuidor para mais informações. Algumas distribuições permitem que tanto o KDE 3 como o KDE 4 sejam instalados no mesmo sistema. No entanto, a partir do lançamento do KDE 4.3 isto tem sido menos frequente.

Técnicas gerais para a solução de problemas

Existem alguns passos básicos que podem ajudar na solução de problemas com programas do KDE. Você deve tentar estes passos antes de perguntar no #kde ou na lista do correio do kde, uma vez que você será orientado a tentar isto de qualquer jeito .

  • Tente criar um novo usuário e rode o seu KDE com ele. Se o problema não ocorrer com o novo usuário, existe provavelmente um problema com algum arquivo na sua pasta .kde. Você deverá então tentar:
    • Renomear o arquivo que está causando o problema. Para encontrar o arquivo correto, dê uma olhada em .kde/share/apps/<nome-aplicativo> ou em .kde/share/config/<nome-aplicativo>rc onde o <nome-aplicativo> é o nome do aplicativo com o qual está tendo problemas.
    • Saia de sistema e então acesse-o novamente. Novos arquivos padrão substituirão os renomeados.
  • Limpe as pastas /tmp e /var/tmp. O KDE armazena alguns arquivos temporários que podem algumas vezes causar problemas. Você precisará ser o administrador (root) para isto. Você pode também tentar remover os seguintes arquivos. Saia do KDE primeiro antes de fazer isto! (A maneira mais segura é iniciar no modo de segurança ou Failsafe na inicialização.):
    • ~/.DCOPserver-* (nos sistemas KDE3 existem normalmente dois deles; um é uma ligação simbólica para o outro)
    • ~/.kde/socket-<nome-da-máquina>
    • ~/.kde/tmp-<nome-da-máquina> que é normalmente uma ligação simbólica para o próximo arquivo:
    • /tmp/tmp-kde-<USUÁRIO>
    • ~/.kde/socket-<nome-da-máquina> que é normalmente uma ligação simbólica para:
    • /tmp/ksocket-<USUÁRIO>
  • Se você estiver rodando uma versão antiga do KDE, tente atualizar para a última versão - muitos erros são corrigidos com cada versão nova, então seu problema pode já ter sido solucionado.
  • Tente pesquisar no Bugzilla em http://bugs.kde.org . Muitos problemas comuns são reportados e discutidos lá.
  • Se seu problema é mais geral e atinge mais de um aplicativo do KDE (por exemplo, "o som para de funcionar quando eu inicio o KDE"), tente iniciar o X com um gerenciador de janelas diferente. Mesmo que você não tenha instalado um outro gerenciador, o 'twm' estará disponível, uma vez que ele é distribuído por padrão com o X.
    • Se você inicia o X com o comando 'startx', simplesmente insira o comando apropriado no arquivo .xinitrc no seu diretório pessoal. (Se ele não existir, basta criá-lo)
    • Se você inicia a partir do kdm, isto não funcionará.


Se o seu problema for com o som nos programas do KDE, você pode tentar procurar na página sobre Problemas com o som.


Algumas perguntas comuns

Ajudando a Comunidade KDE

Como eu posso ajudar no desenvolvimento? Eu preciso aprender como criar código?

Existem várias maneiras de ajudar a comunidade KDE, não somente através de programação. Existem outras áreas de contribuição que precisam de outros tipos de talento. Tudo o que é necessário é o deseja de ajudar e algum comprometimento. É claro, se você deseja aprender como programar para poder contribuir, nós estaremos mais do que dispostos a iniciá-lo neste trabalho.

Algumas outras maneiras de ajudar incluem

  • Suporte ao usuário final - se você tiver experiência, considere inscrever-se à lista de correio ou ao fórum para ajudar novos usuários.
  • Se você for capaz de ajudar com a tradução como parte da equipe oficial, consulte esta lista para encontrar um ponto de contato. Se você gostaria de auxiliar na tradução do UserBase, use a barra lateral para obter uma conta de tradutor, e então leia a página sobre as tarefas e ferramentas.
  • É necessária também documentação em inglês, e aqui no UserBase é um bom local para começar.