Archive:Http://userbase.kde.org/Akonadi 4.4/Troubleshooting/pt-br
Introdução
Esta página evidencia principalmente a solução de problemas com o Akonadi, uma vez que existem falhas inevitáveis nas fases iniciais de migração. Para muitas pessoas, os primeiros sinais de atividade do Akonadi estará no KDE SC 4.4, e muitas irão ficar confusos com ele. Para uma breve descrição do propósito do Akonadi, veja o item neste glossário. Você também vai encontrar links úteis para posterior leitura. Resolvidos os inevitáveis problemas iniciais, o Akonadi demostrará o seu poder para muitos aplicativos.
Entendendo a estrutura
Você pode, é claro, simplesmente usar o Kontact para gerenciar todos os seus livros de endereços, mas se em vez disso você tiver um sistema de backup, por exemplo, você gostará de saber onde seus dados estão e como são trabalhados. A página Akonadi e livro de endereços irá ajudar.
Dicas para solução de problemas
- Ao relatar problemas com o servidor Akonadi, sempre inclua o relatório de teste automático. Este relatório pode ser obtido a partir da janela que aparece sempre que o servidor Akonadi não for capaz de iniciar com êxito. Você pode encontrar o teste automático no diálogo no kcmmodule que é acessível via:
kcmshell4 kcm_akonadi
- Iniciar o servidor Akonadi manualmente pela linha de comando pode fornecer-lhe informações adicionais úteis. Isto pode ser feito executando o seguinte comando no terminal:
akonadictl start
Da mesma forma, com este comando o servidor Akonadi pode ser interrompido novamente:
akonadictl stop
Este comando fornece mais informações úteis:
akonadictl status
Problemas comuns
O Kontact não inicia e nenhuma mensagem é mostrada
Se o Kontact não iniciar e também não apresentar qualquer mensagem de erro, verifique se o Akonadi está em execução. O Akonadi deveria ser iniciado quando fosse demandado. Se não for o seu caso, você terá que iniciá-lo antes do Kontact se já houve a migração de algum recurso (o mais provável é o KAddressBook). Use o ícone da área de notificação do Akonadi (basta digitar "akonadi" no KRunner) ou digite os comandos no konsole para iniciá-lo.
O Kontact não inicia - versão II
Sabe-se que o Kontact é afetado após uma atualização. Se isto ocorrer, tente iniciar o KMail, o KOrganizer ou qualquer outro aplicativo a partir do KRunner ou do Konsole. Há grandes chances de que funcionem como aplicativos independentes enquanto você tenta identificar o problema. Isto afeta principalmente a versão 4.4.0.
Pasta não encontrada: "/Local"
Algumas pessoas relataram esse erro quando o Kontact não inicia. Em algumas versões anteriores à 4.4 parece haver um erro na migração que está informando ao KMail para procurar as mensagens locais em ~/.local/share/Local, uma pasta que não tinha sido criada. A solução para isso é não tentar corrigi-lo, mas com o KMail/ Kontact fechados, abrir o Console do Akonadi:
- Use krunner, Alt-F2, ou
- "akonadiconsole" konsole
Depois remova o recurso que informa ser o correio local. Você pode agora iniciar o Kontact ou o KMail e um novo recurso será criado, direcionando para ~/.local/share/local-mail.
Sim. Se o seu livro de endereços foi migrado corretamente, um novo recurso foi criado como ~/.local/share/contacts/
O que são /usr/bin/akonadi_maildir_resource e /usr/bin/akonadi_maildispatcher_agent?
O akonadi_maildir_resource é criado automaticamente pelo akonadi_maildispatcher_agent, enquanto o segundo sempre é iniciado junto com o Servidor Akonadi, já que proporciona as funcionalidades básicas (por exemplo, enviar um e-mail) que são usadas pelos aplicativos de e-mail que são (ou serão) baseados no Akonadi. Portanto, se você for um usuário normal, pode ignorar estes dois aplicativos que estiverem em execução. O recurso gerado automaticamente akonadi_maildir_resource, sempre irá direcionar para ~/.local/share/local-mail/ que é onde serão armazenados os seus e-mails e pastas locais.
Neste momento, com KDE SC 4.4, os e-mails ainda não estão sendo migrados.
Os agentes de indexação do Nepomuk foram desativados
O Kontact está em execução, mas o aviso a seguir é apresentado:
O motivo mais comum para este aviso é que o Nepomuk simplesmente está desativado nas Configurações do Sistema. Tente ativá-lo em Configurações do Sistema:
marcando "Habilitar o ambiente de trabalho semântico do Nepomuk" e clicando em "Aplicar".Se isto não ajudar (ou se a opção já estava assinalada quando você obteve o erro) e se você já tinha usado previamente versões anteriores do KDE SC 4.4, é possível que seja um problema decorrente de alguma alteração de leiaute do banco de dados (devido a uma atualização da versão 5 para a 6 do servidor de banco de dados Virtuoso; espera-se que as versões de produção do KDE SC 4.4 sejam lançadas com a versão 6 do Virtuoso). Os comandos a seguir devem fazê-lo funcionar novamente:
qdbus org.kde.NepomukServer /nepomukserver org.kde.NepomukServer.quit rm -r ~/.kde/share/apps/nepomuk rm -r ~/.kde4/share/apps/nepomuk nepomukserver
Note que os comandos acima não irão ativar o Nepomuk de forma permanente, caso ele não estivesse anteriormente ativado. Você precisa usar as Configurações do Sistema para fazer isto.
Para que o Akonadi e o Kontact funcionem é necessário que o Nepomuk esteja em execução. No entanto, você pode desativar o indexador de arquivos Strigi, que não é necessário para o Kontact. O indexador de arquivos Strigi é usado apenas para pesquisas no ambiente de trabalho e não possui relação com o Kontact. Certifique-se de que o Nepomuk esteja funcionando corretamente para usar o Kontact.
No Kontact, o Nepomuk é usado para muitas coisas diferentes, que vão desde a exibição dos próximos aniversários, passando pelo gerenciamento de horário livre/ocupado, até a exibição de uma foto do contato no visualizador de mensagens. Se o Nepomuk não estiver em execução, diversas funcionalidades do Kontact não irão funcionar. O aviso está lá para alertá-lo sobre a redução de funcionalidades. O problema é corrigido ao ativar o Nepomuk como descrito acima.
Você pode verificar se o Nepomuk está funcionando corretamente digitando:
akonadictl status
Quero usar o meu livro de endereços e calendário atuais - Posso?
Sim. Quando você usar o Console do Akonadi para adicionar um recurso, ele permiti-lhe escolher como Livro de endereços padrão - direcionar para o seu std.vcf deve funcionar. A migração não destrói o seu livro de endereços antigo. Você pode continuar a usá-lo, mas você perderá todos os benefícios proporcionados pelo Akonadi. Alternativamente, você pode ter o livro de endereços do Akonadi e o seu original ao mesmo tempo, caso se sinta mais seguro desta forma.
Não posso ver nenhum detalhe no meu livro de endereços
No momento, a causa disto não foi identificada, mas a solução é simples. Feche o Kontact e inicie o KAddressBook como um aplicativo independente. Depois de fechado, você será capaz de usá-lo em conjunto com o Kontact. Parece que algo não está sendo acionado ao executar o Kontact, mas esperamos que o problema seja identificado e corrigido em breve. Isto parece afetar principalmente a versão 4.4.0.
Meus contatos não são mostrados quando eu uso o botão Selecionar no KMail
Verifique em aqui.
. Certifique-se de que o seu livro de endereços controlado pelo Akonadi esteja ali - adicione-o se necessário. Ao mesmo tempo é uma boa ideia tornar padrão o seu livro de endereços Akonadi, normalmente chamado de "Contatos pessoais". Mais detalhes de como fazer isto pode ser encontradoComo posso obter novamente o meu livro de endereços Groupware?
Existem duas soluções: usando a plataforma antiga ou a nova.
Plataforma antiga: No akonadiconsole, adicione um "Livro de endereços do KDE (tradicional)". Usar o livro de endereços do KDE permite-lhe configurar o antigo kresources para o Akonadi. Na configuração do "Livro de endereços do KDE (tradicional)", você direciona-o para um KResource "IMAP no KMail" e, no KMail, as opções de groupware devem ser ativadas. Isto deve funcionar para Kolab, eGroupware e livros de endereços similares - você precisa verificar as opções para ter certeza de que o tipo correto está selecionado.
Plataforma nova (testada apenas com o Kolab): Na configuração do módulo do Akonadi, adicione um recurso "Servidor de e-mails IMAP" e defina o nome do seu servidor de e-mails, nome de usuário e senha, então clique em Detectar automaticamente. Execute este comando para carregá-lo:
kcmshell4 kcm_akonadi
Depois adicione um recurso Kolab. O próximo passo é aguardar o recurso imap sincronizar, o que pode levar um longo tempo. O status irá aparecer no módulo de configuração do Akonadi. Se nada aparecer, tente reiniciar o akonadiserver. Após algum tempo, o(s) livro(s) de endereços Kolab devem aparecer no KAddressBook.
Você enfrenta longos atrasos ao enviar e-mails
Isto é acompanhado por congelamento do KMail até que o e-mail seja realmente enviado.
A bug has been found in the way Nepomuk checks addresses, which can cause huge delays. This is fixed for SC 4.4.1. If you cannot get 4.4.1 yet, there is this work-around:
Close Kontact, or KMail and KAddressbook if you are running stand-alone apps. Disable Strigi in SystemSettings. Stop Nepomuk, delete the database and restart nepomukserver. The actual commands you need are (as user):
qdbus org.kde.NepomukServer /nepomukserver org.kde.NepomukServer.quit rm -r ~/.kde/share/apps/nepomuk rm -r ~/.kde4/share/apps/nepomuk nepomukserver
This will, of course, wipe out all the database, including any tags you've added. In theory, I understand that it's possible to do a more selective wipe of the database. If this matters to you you can find the instructions at this page
IMAP Resource always claims to be offline
Even though the system has an internet connection, the IMAP resource refuses to switch to online state.
This bug is caused by a misconfigured NetworkManager installation on your system. Check the output of
qdbus --system org.freedesktop.NetworkManager /org/freedesktop/NetworkManager org.freedesktop.NetworkManager.state
If it is '4' (Disconnected) but you can access the Internet, then your NetworkManager is indeed configured wrong. If it is '3' (Connected) the problem must be somewhere else. Under Debian this behavior can be caused by interfaces defined in /etc/network/interfaces, which are not controlled by NetworkManager. To fix this, simply remove the entries from /etc/network/interfaces and let NetworkManager handle them.
Some Technical Issues
Nepomuk
Starting with KDE 4.4, it is required that Nepomuk is running in order for Akonadi to work correctly. Akonadi will check this and display an error dialog on startup if this is not the case.
Nepomuk only works with the Virtuoso backend. You can check whether the Nepomuk is running with the correct backend by using the Akonadi self-test dialog, as described above.
Although Nepomuk is required to be running, you can still disable Strigi file indexing, which is usually the most resource-intensive part of the Nepomuk framework.
Apparmor
Some distributions using Apparmor have it set up in a way that prevents Akonadi from running its internal database server. This can result in a variety of fuzzy error messages, including but not limited to the following:
unknown error 255 when running akonadictl "DB error: 'Could not open required defaults file: /home/$username/.local/share/akonadi/mysql.conf"
You can solve this by running the following command with root privileges then reload apparmor:
aa-complain mysqld
On Kubuntu this is:
sudo aa-complain mysqld sudo /etc/init.d/apparmor reload
Note that you might be using Apparmor even if it does not show up in the process list.
Also note that some distributions ship an additional mysqld binary called mysqld-akonadi which has AppArmor set up correctly. If that's the case on your system and you see this problem nevertheless, there are two possible reasons:
- Akonadi still uses mysqld instead of mysqld-akonadi. You can change that in .
- AppArmor is not setup correctly for mysqld-akonadi either. Try running the "aa-complain" command noted above with mysqld-akonadi instead of mysqld.
---
You will also experience this problem if you are running an encrypted home directory using encryptfs combined with AppArmor as the Akonadi apparmor profile currently does not account for an ecrypted home (common with Ubuntu Jaunty users). Error messages with include:
- dmesg produces:
ecryptfs_do_create: Failure to create dentry in lower fs; rc = [-13] ecryptfs_create: Failed to create file inlower filesystem
- Akonadi will list the following errors:
Akonadi server process not registered at D-Bus
The fix is to edit the following file "/etc/apparmor.d/usr.sbin.mysqld-akonadi". Below the line:
@{HOME}/.local/share/akonadi/** rwk,
Add a new line:
@{HOME}/.Private/** rwk,
Restart apparmor and restart akonadi.
Missing Prerequisite
To use Akonadi you need to have the following packages installed (names might differ depending on your distribution):
- The MySQL server (called mysql on openSUSE)
- The Qt4 MySQL plugin (called libqt4-sql-mysql on openSUSE)
If you compile Qt4 yourself, make sure to tell the configure script to build in MySQL support by passing it the following option:
-plugin-sql-mysql
If "configure" cannot locate the necessary MySQL client code (i.e, says "MySQL support cannot be enabled due to functionality tests") then ensure that the corresponding package is installed (typically called [lib]mysql[client]-dev[el]). Also, depending on the install location of the MySQL headers, additional parameters to "configure" might be needed (eg. "-I /usr/include/mysql" on OpenSuse).
If you get the Qt4 direct from Nokia, such as a download of qt-sdk-linux-x86_64-opensource-2009.05.bin
, you will ( by the command "akonadictl start") get an error at Test 1:
Database driver not found. Details: The QtSQL driver 'QMYSQL' is required by your current Akonadi server configuration. The following drivers are installed: QSQLITE. Make sure the required driver is installed.
The driver you need is libqsqlmysql.so
Unfortunately this driver is not part of the distribution (until january 2010). You need to compile the source. Download the following file:
qt-everywhere-opensource-src-4.6.0.tar.bz
Then configure and make as above. But the make install doesn't copy the driver. So you have to copy it by yourself:
cp <qt-src-dir>/qt-everywhere-opensource-src-4.6.0/plugins/sqldrivers/libqsqlmysql.so /usr/local/bin/sqldrivers/
But the Revision 4.6.1, such as qt-sdk-linux-x86_64-opensource-2010.xx.bin has the driver you needed. But it might be necessary to bind again the libqsqlmysql.so if the libmysqlclient.so has changed to a newer version.
Environment Setup
The Akonadi server searches for Akonadi agents and resources in the paths defined in the XDG_DATA_DIRS environment variable. If Akonadi complains about not finding agents or resources, check if this variable is set correctly. Also keep in mind that even if set in a current console session, it might not have been set when starting the server. Starting the server manually in the current console session excludes this cause.
mysqld: unknown variable 'innodb_file_per_table=1'
If the MySQL server log contains the following error, then your MySQL server was built without the InnoDB support which is required by Akonadi or InnoDB needs to be loaded in your mysql.conf file:
[ERROR] /usr/libexec/mysqld: unknown variable 'innodb_file_per_table=1' [ERROR] Aborting
Try adding:
#sql_mode=strict_trans_tables <- Add underneath this line #plugins plugin_dir=usr/lib/mysql/plugin < - This may be a different path plugin-load=ha_innodb.so
Table 'mysql. servers' doesn't exist
If MySQL server log contains the following error, then, most probably, you don't have your MySQL configuration file in place:
[ERROR] Can't open and lock privilege tables: Table 'mysql.servers' doesn't exist [ERROR] Cannot open mysql.db [ERROR] Cannot open mysql.user [ERROR] Cannot open mysql.event
Copy it from /usr/share/config/akonadi/mysql-global.conf into ~/.config/akonadi/mysql-local.conf. (For debian and openSuSE users the file is located in /etc/akonadi/mysql-global.conf). Then open it and uncomment the line sql_mode=strict_trans_tables. After that, you may get the following errors:
[ERROR] Plugin 'InnoDB' init function returned error. [ERROR] Plugin 'InnoDB' registration as a STORAGE ENGINE failed. [ERROR] Unknown/unsupported table type: innodb [ERROR] Aborting
If so, then in the same file find the line that starts just like the one above (which you have uncommented), but has additional parameters, separated by commas (something like sql_mode=strict_trans_tables,strict_all_tables, ...etc). Comment the shorter sql_mode=... line and uncomment the longer one.
On openSUSE 11.2 running the following command will fix this problem:
mysql_install_db --datadir=$HOME/.local/share/akonadi/db_data/
For Archlinux:
mysql_install_db --datadir=$HOME/.local/share/akonadi/db_data/ --basedir=/usr
Kubuntu 10.04 (Lucid Lynx) Upgrade
This is a summary of other entries here for those upgrading from Kubuntu 9.10 to 10.04 who may have been using a personal package archive (PPA) for KDE 4.3 for bug fixes.
Install missing prerequisites. Remove previous akonadi cache. Start the akonadi service. Install the database. Upgrade the database. Stop and restart the akonadi service.
sudo apt-get install virtuoso-server mysql-server-5.1 rm -r $HOME/.local/share/akonadi akonadictl start mysql_install_db --datadir=$HOME/.local/share/akonadi/db_data/ mysql_upgrade --socket=$HOME/.local/share/akonadi/db_misc/mysql.socket akonadictl stop akonadictl start
The mysql_install_db command above will report something like the following, which you can safely ignore:
Installing MySQL system tables... 100501 18:04:30 [Warning] Can't create test file /home/[userid]/.local/share/akonadi/db_data/[hostname].lower-test
Reference: forum.kde.org Akonadi 1.2.1 - some issues
KAddressBook upgrade
In addition to the Kubuntu 10.04 remedy above, problems trying to add a Vcard directory may require the following command while Akonadi is not running:
rm -rf $HOME/.config/akonadi
Can't initialize character set latin1
If you get the following error when starting Akonadi, then you are probably using a MySQL server which has a version > 5.1.42:
Character set 'latin1' is not a compiled character set and is not specified in the '/usr/share/mysql/charsets/Index.xml' file Nepomuk QueryServer interface not available! Connecting to deprecated signal QDBusConnectionInterface::serviceOwnerChanged(QString,QString,QString) DataStore::unhideAllPimItems() Character set 'latin1' is not a compiled character set and is not specified in the '/usr/share/mysql/charsets/Index.xml' file Database error: Cannot open database. Last driver error: "QMYSQL: Unable to connect" Last database error: "Can't initialize character set latin1 (path: /usr/share/mysql/charsets/)" Database error: Cannot open database. Last driver error: "QMYSQL: Unable to connect" Last database error: "Can't initialize character set latin1 (path: /usr/share/mysql/charsets/)"
There is a known regression in MySQL 5.1.43 and 5.1.44 which prevents MySQL from starting.
See the bug report for more details.
Restarting after a previous error
If you had problems starting Akonadi and fixed those (such as a missing package or the Apparmor problem) make sure that the Akonadi server is completely shut down before trying to start it again, by calling on the command line:
akonadictl stop
You can confirm that it was indeed shut down completely by running:
akonadictl status
Under some circumstances the Akonadi server can be stuck in a partially running state after a failure which will prevent the next attempt to start it to fail as well. Please file a bug report if you run into this problem including the self-test report of the initial problem.
The so-called "Gentoo-Assert"
That's an especially nasty problem that so far only affects users of source-based distributions, most prominently Gentoo. It is named after MySQL assertions like the following example and is most likely caused by a MySQL protocol mismatch between the MySQL server and the client library or the Qt MySQL driver.
akonadiserver: libmysql.c:4301: setup_one_fetch_function: Assertion `param->buffer_length != 0' failed.
It is extremely hard to diagnose as the assertion mentioned above is only triggered sometimes. Instead you'll get a wide range of weird symptoms:
- ASAP protocol logs show successful creation of objects which are supposedly no longer available when the next commands access them again.
- SQL protocol logs show INSERT or UPDATE commands with values that mismatch the corresponding column types and nevertheless succeed.
- SQL protocol logs showing large apparently random record ids which are nevertheless considered valid.
References:
- http://forum.kde.org/viewtopic.php?f=20&t=61738
- http://bugs.gentoo.org/show_bug.cgi?id=267513
- https://bugs.kde.org/202623 (contains a possible solution)
- http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=78358
Possible solution: Rebuild the Qt MySQL driver after upgrading MySQL (which most likely caused this problem in the first place).