Jump to content

Configuração de Navegador/Integração de Diálogos com o Firefox

From KDE Wiki Sandbox
Revision as of 22:08, 11 February 2020 by Ezequias Santos (talk | contribs) (Created page with "* Usando a ferramenta '''kwriteconfig''' em uma janela do console (ou em um editor de texto), modifique as diretivas '''Exec''' para instruir o Firefox a usar a funcionalidade...")
A partir da versão 64, o Firefox agora pode exibir as caixas de diálogo nativas do Plasma "Abrir" e "Salvar", integrando-se melhor à aparência do Plasma Desktop.

Aviso

Esse é um novo recurso e deve ser considerado experimental. Como tal, espere encontrar erros e relate qualquer um que encontrar: https://community.kde.org/Get_Involved/Bug_Reporting


Para habilitar os diálogos nativos:

  • Instale as bibliotecas necessárias. Na maioria das distribuições, isso pode ser feito instalando o pacote xdg-desktop-portal. Isso pode ser dividido em dois pacotes separados, xdg-desktop-portal e xdg-desktop-portal-kde.
  • Faça uma cópia do arquivo da área de trabalho do Firefox:
    cp /usr/share/applications/firefox.desktop $HOME/.local/share/applications
    Se esse recurso for desejado para todos os usuários, o atalho em todo o sistema deverá ser modificado como um usuário com privilégios de superusuário (root)
  • Usando a ferramenta kwriteconfig em uma janela do console (ou em um editor de texto), modifique as diretivas Exec para instruir o Firefox a usar a funcionalidade do Portal.
    kwriteconfig5 --file $HOME/.local/share/applications/firefox.desktop --group "Desktop Entry" --key "Exec" "GTK_USE_PORTAL=1 /usr/lib/firefox/firefox %u"
    kwriteconfig5 --file $HOME/.local/share/applications/firefox.desktop --group "Desktop Action new-window" --key "Exec" "GTK_USE_PORTAL=1 /usr/lib/firefox/firefox --new-window %u"
    kwriteconfig5 --file $HOME/.local/share/applications/firefox.desktop --group "Desktop Action new-private-window" --key "Exec" "GTK_USE_PORTAL=1 /usr/lib/firefox/firefox --private-window %u"
    

Aviso

É necessário alterar todas as diretivas "Exec", pois o Firefox pode ser iniciado em vários modos.