Akonadi
Introdução
O Akonadi é o responsável pelo fornecimento de aplicativos com um banco de dados centralizado para armazenar, indexar e recuperar informações pessoais do usuário. Isso inclui e-mails do usuário, contatos, calendários, eventos, diários, alarmes, notas, etc. Na versão 4.4 do KDE, o KAddressBook tornou-se o primeiro aplicativo a utilizar o Akonadi. Na versão 4.7, KMail, KOrganizer, KJots, etc, foram atualizados para também utilizar o Akonadi. Além disso, vários widgets do Plasma também usam o Akonadi para armazenar e recuperar eventos de calendário, notas, etc.
No momento em que isto foi escrito, os seguintes aplicativos estão habilitados para usar o framework do Akonadi para armazenar e acessar os dados do usuário de forma centralizada. Visite a página da cada aplicativo para aprender mais.
KMail
Cliente de correio Usa o Akonadi para armazenar as mensagens de e-mail.
KAddressBook
Gerenciador de contatos Usa o Akonadi para armazenar as informações de contatos
KOrganizer
Organizador pessoal Usa o Akonadi para armazenar calendários, eventos, diários, etc.
KJots
Aplicativo para tomada de notas Usa o Akonadi para armazenar as notas.
Além disto, elementos gráficos do Plasma como o Relógio Digital ou as Notas usam o Akonadi para armazenar e recuperar eventos e notas.
Controle do servidor Akonadi
O módulo de controle Akonadi iniciado pelo menu de contexto do ícone da bandeja Akonadi fornece um meio fácil de iniciar, parar, reiniciar e consultar o status do servidor' Akonadi . Você também pode fazer isso a partir da linha de comando usando o comando akonadictl
. Usando este método, você pode obter informações úteis adicionais no console.
Para iniciar o servidor Akonadi,
akonadictl start
Para parar o servidor Akonadi,
akonadictl stop
Para reiniciar o servidor Akonadi em execução,
akonadictl restart
Para verificar o status do servidor Akonadi,
akonadictl status
Desabilitando o subsistema Akonadi
O servidor Akonadi é iniciado por qualquer aplicativo habilitado a usar o Akonadi. Se não quiser que o Akonadi seja iniciado após o início da sessão, você deve certificar-se de que nenhum aplicativo habilitado a usar o Akonadi seja carregado na autenticação ou posteriormente. Lembre-se também de verificar os widgets do Plasma - o widget Relógio digital do painel padrão, por exemplo, usa o Akonadi para, opcionalmente, mostrar os eventos do calendário e é ativado por padrão (veja a opção "Exibir eventos"). Você deve remover todos os widgets que podem iniciá-lo durante a inicialização, caso queira que o Akonadi inicie apenas quando iniciar o KMail ou outro aplicativo.
O servidor Akonadi é executado automaticamente no início da sessão, sempre que qualquer aplicativo que utiliza o Akonadi solicitar acesso a ele.
Para desativar o subsistema Akonadi, desligue o servidor Akonadi que esteja em execução a partir do módulo de controle ou pela linha de comando:
akonadictl stop
Para garantir que o Akonadi não seja iniciado, verifique se não há aplicativos que necessitam dele ao iniciar a sessão. Em particular, abra as preferências do miniaplicativo de relógio do Plasma, vá para a página
e desmarque a opção "Exibir eventos" para impedir que o Plasma solicite informações ao Akonadi e, dessa forma, inicie-o.Perguntas frequentes
Onde os meus dados estão agora?
Uma explicação completa sobre onde os dados são armazenados e a interação do Akonadi com eles está disponível no blog de Andras Mantia
Como atualizar a minha base dado PostgreSQL?
Depois de atualizar o seu server PostgreSQL para uma nova versão, algumas vezes você vai ter que converter a sua base de dados Akonadi para usar com essa nova versão. Instruções podem ser encrontradas nessa página.
Problemas durante a migração
O item Akonadi do Glossário tem uma breve explicação do seu propósito e outros links úteis. Esta página explica como o Akonadi e o KAddressBook funcionam juntos.