Akonadi

From KDE Wiki Sandbox
Revision as of 13:42, 30 April 2012 by Diogoleal (talk | contribs) (Created page with "Se está experimentando um consumo de 100% de CPU por parte do processo ''virtuoso-t'' quando usa o '''Akonadi''' e as aplicações relacionadas, prova esta solução proposta en...")

Introdução

O Akonadi é o responsável pelo fornecimento de aplicativos com um banco de dados centralizado para armazenar, indexar e recuperar informações pessoais do usuário. Isso inclui e-mails do usuário, contatos, calendários, eventos, journals, alarmes, notas, etc. Na versão 4.4 do KDE o KAddressBook tornou-se a primeira aplicação a utilizar o Akonadi. Na versão 4.7, KMail, KOrganizer, KJots, etc foram atualizados para também utilizar o Akonadi. Além disso, vários Plasma widgets também usam o Akonadi para armazenar e recuperar eventos de calendário, notas, etc.

At the time of writing, the following applications are enabled to use the Akonadi framework to centrally store and access user data. Follow through to each application's page to learn more.

KMail

Cliente de correio

Utiliza o Akonadi para armazenar as mensagens de e-mail.

KAddressBook

Contact Manager

Usa o Akonadi para armazenar as informações de contatos

KOrganizer

Personal Organizer

Usa o Akonadi para armazenar calendário, eventos, diários, etc.

KJots

Note Taking Application

Usao Akonadi para armazenar as notas.

Além disto, elementos gráficos do Plasma como o Relógio Digital ou as Notas usam o Akonadi para armazenar e recuperar eventos e notas.

Controle do servidor Akonadi

O módulo de controle do *Akonadi' em Preferências do sistema proporciona um meio fácil para iniciar, parar, reiniciar e consultar o status do servidor' Akonadi. Isto também pode ser feito utilizando o prompt de comando utilizando o comando akonadictl.

Para iniciar o servidor Akonadi,

akonadictl start

Para parar o servidor Akonadi,

akonadictl stop

Para reiniciar o servidor Akonadi em execução,

akonadictl restart

Para verificar o estado do servidor Akonadi,

akonadictl status

Desativar o subsistema Akonadi

Template:*Remember

O Servidor Akonadi é executado automaticamente no início da sessão, sempre que qualquer aplicação "Akonadi ' realizar uma solicitação pra ele.

Para desativar o subsistema Akonadi, em primeiro lugar, parar o servidor *Akonadi que esteja em execução desde o módulo de controle ou o prompt de comando:

Template:*Input

Agora edite o arquivo /.config/akonadi/akonadiserverrc e altere StartServer de true para false:

StartServer=false

O servidor Akonadi não deverá ser mais inicializado sozinho quando iniciar o login.

Note
The Akonadi server will still be started by any Akonadi-enabled application. Ensure that no Akonadi-enabled application is launched at login or thereafter. Remember to check Plasma widgets as well — the Digital Clock widget in the default panel, for instance uses Akonadi to (optionally) display calendar events and this is enabled in its settings by default. You must remove any widgets that may start it from your start-up, if you wish Akonadi to remain disabled.


Frequently Asked Questions

Onde estão agora meus dados?

Uma explicação completa sobre onde se armazenam os dados e a interação do Akonadi está disponível no blog de Andras Mantia

Problemas na migração

Consulte a página de solução de problemas para a resolução de problemas durante a migração. O Glossário do Akonadi tem uma breve explicação do seu propósito e outros enlaces úteis. Esta página explica como funcionam juntos o Akonadi e o KAddressBook.

Alto consumo de CPU ou memória

Se está experimentando um consumo de 100% de CPU por parte do processo virtuoso-t quando usa o Akonadi e as aplicações relacionadas, prova esta solução proposta enquanto se segue pesquisando: Na página de configuração do KRunner, desative o complemento de busca do Nepomuk e o complemento de Contatos. Depois feche a sessão e volte novamente. Para maiores informação comente aqui, no forum ou no canal IRC #kontact.