Fazendo perguntas
Usando o IRC para obter ajuda
Aqui estão algumas dicas sobre como fazer perguntas, especialmente no canal #kde do Freenode, de modo a provavelmente obter respostas:
- Não peça para perguntar, apenas pergunte: o canal #kde do irc.freenode.net é um canal de suporte ao usuário, assim nós esperamos suas perguntas - vá direto ao assunto .
- Esteja preparado para fornecer qualquer detalhe relevante sobre o seu sistema: Que distribuição (e versão?), qual versão do KDE está rodando, como você o instalou e assim por diante. Você provavelmente não precisa fornecer todas estas informações ao fazer sua pergunta, mas deve tê-las disponíveis se alguém solicitar.
- Tente resolver o problema você mesmo antes de perguntar: O Google é seu amigo (inserir mensagens de erro no Google normalmente retorna alguma coisa útil). Você deve dar uma olhada em Resolvendo Problemas no KDE - a solução que existe aí será provavelmente a que você obterá no #kde, assim tente ela primeiro .
- Além disso, certifique-se de que o problema que está tendo é realmente com o KDE e não com outro componente do seu sistema (por exemplo, um problema com o X ou com o ALSA). Se possível, experimente uma aplicação não-KDE para ver se o problema também ocorre lá. Se não tiver certeza, é claro, por favor pergunte.
- Certifique-se de que você leu o Manual e as páginas de Solução de Problemas. Apesar de nem todas as questões estarem respondidas lá, muitas delas estão. Se isto não funcionar, tente perguntar no fórum do KDE. Se a discussão levantar informações interessantes, você pode adicioná-la ao UserBase, assim ela pode ajudar outras pessoas.
- Prepare-se para esperar! Frequentemente no IRC alguém notará sua pergunta um pouco depois de você formulá-la, assim espere um pouco após perguntar. Não há nada mais irritante do que alguém estar digitando umaa longa resposta para alguém e perceber que quem perguntou saiu do canal apenas 3 minutos após formular a pergunta.
- Se você não obtiver uma resposta no #kde, você pode também tentar o canal de sua distribuição (por exemplo, #suse, #kde-freebsd, etc), ou uma lista de correio apropriada: acesse o lists.kde.org ou o fórum.
- Acima de tudo, seja paciente e educado. Lembre-se que as pessoas que irão auxiliá-lo são todos voluntários, e poderiam estar fazendo qualquer outra coisa ao invés de ajudá-lo.
Se seu problema for com o som no KDE, talvez deva ler primeiro esta página sobre problemas com o som.
Se sua pergunta estiver relacionada com o desenvolvimento, por favor veja a página de contribuições do TechBase do KDE.
Questões específicas do sistema operacional
Para questões relacionadas ao uso do KDE com um sistema operacional específico, você pode tentar os métodos acima, mas a menos que a questão involva diretamente o KDE ou KDE/GNU/Linux, você provavelmente encontrará a resposta: Se sua pergunta não involve diretamente o KDE, por favor não coloque sua questão nas listas de correio "normais" do KDE. Exémplos de questões que não involvem diretamente o KDE: minha placa de som não funciona. Neste caso, direcione por favor suas questões em páginas Web dedicadas a auxiliar usuários do sistema em particular. Por exemplo, para questões relacionadas ao GNU/Linux, você pode tentar dar uma olhada em www.linuxnewbie.org ou www.linuxnewbie.com, ou a lista de correio kde-linux mencionada acima.
Se você não estiver usando o GNU/Linux, você pode tentar a lista de correio kde-nonlinux (subscribe). Também são especialmente úteis buscas em seu motor de buscas favorito, como o Google, bem como pesquisas nos arquivos da Usenet.
Além disso, muitos distribuidores de sistema opercional possuem suas próprias listas de correio às quais podem ser enviadas problemas específicos d distribuição. Você pode encontrar mais sobre estas listas nas páginas Web da sua distribuição.
Se você estiver procurando por pacotes você deve verificar os servidores ftp de sua distribuição, incluindo as seções "contrib", bem como os servidores de indexação como o rpmfind.net.
Relatando erros no KDE
Relatar falhas é uma pequena mas valiosa contribuição para o KDE, e existe uma página Web onde você pode reportar qualquer falha ou solicitação de recurso do KDE: bugs.kde.org. A única exigência de sua parte é o conhecimento básico de inglês. Com isso, e seguindo algumas orientações adicionais, você será capaz de apresentar relatórios de falhas úteis e, assim, ajudar a comunidade KDE como um todo e você mesmo.
A primeira coisa que precisa fazer é abrir uma conta no site. Você pode começar por [https:/bugs.kde.org/createaccount.cgi aqui]. Uma vez que você tenha uma conta validada, você pode iniciar seus reportes.
Normalmente existem duas situações diferentes para relatar uma falha ou bug:
- Você percebe que algo não está funcionando corretamente ou simplesmente não funciona, observa um design deficiente de um programa, ou uma funcionalidade perdida... Se este for o seu caso, abra no aplicativo o menu bugs.kde.org. Algumas informações serão automaticamente obtidas, como o número da versão do aplicativo. . Você então será direcionado para o
- O programa desaparece e outra janela aparece com o nome "Manipulador de estouro do KDE". Não se assuste! Você será orientado de forma eficiente a relatar este acidente. O link na caixa de diálogo "Saiba mais sobre o relatório de erros" irá explicar-lhe o processo. Se você optar por relatar o problema, clique em e um assistente irá guiá-lo passo a passo. O requisito para relatar um estouro é ter os pacotes de depuração de distribuição instalados de modo a proporcionar um backtrace válido.
E estas são algumas dicas sobre como escrever bons relatórios de falhas:
- Escreva em inglês. Você pode trocar o idioma de uma aplicação do KDE por meio do . Acesse este menu e selecion o inglês americano como idioma primário. Em seguida, reinicie o aplicativo. Isso pode auxiliá-lo a explicar o que está acontecendo.
- Seja específico. Uma única falha por relatório! Não misture diferentes problemas no mesmo relatório.
- Seja claro. Explique os passos que levam ao erro para que possamos reproduzí-los facilmente.
- Inclua imagens: uma imagem vale mais que mil palavras, assim anexe uma imagem ao relatório de erro. Você pode usar o KSnapshot para capturar a tela de seu computador. Além disso, não aponte para um link externo que pode expirar, use o link Anexos, na parte inferior do relatório de falha.
- Inclua o backtrace no relatório de erro como um comentário. Fica mais fácil para nós encontrar erros duplicados (não anexar o backtrace como um arquivo de texto).
- Separe claramente os fatos de especulações: apenas descreva o que acontece. Para um problema de design, inclua um mock-up, se possível.
If you are testing trunk or the beta, if you kept your precedent settings, sometimes you will want to check with a new user or by setting a new $KDEHOME (and restarting your user). Do not delete your $KDEHOME as you will maybe need the current files to compare with the new ones and also you would lose your settings!
Also notice that Forums have a section about Beta Releases.
Como abrir um console
Tipicamente, o relatar um problema no IRC ou em uma lista de correio, as pessoas que vão lhe ajudar pedirão que você abra um console. Um console é uma janela baseada em texto que você pode usar para enviar comandos para seu computador executar. Você pode arbir um console digitando Alt+F2. Uma caixa de entrada é aberta. Digite o seguinte para abrir um console:
konsole
Se isto não funcionar, você pode não ter um console instalado. Neste caso, digite Alt+F2 e insira:
xterm
Voltar para Obtendo ajuda |