Fazendo perguntas
Usando o IRC para obter ajuda
Aqui estão algumas dicas sobre como fazer perguntas, especialmente no canal #kde do Freenode, de modo a provavelmente obter respostas:
- Não peça para perguntar, apenas pergunte: o canal #kde do irc.freenode.net é um canal de suporte ao usuário, assim nós esperamos suas perguntas - vá direto ao assunto .
Esteja preparado com o máximo de detalhes relevantes sobre seu sistema, você pode encontrar: Perguntas que são susceptíveis de serem feitas:
- Qual distribuição que você esta usando (e qual versão?) ex. Kubuntu 12.1
Qual a versão do KDE que você esta executando — se você não sabe, abra o Konsole e digite <rpm -qa kdebase* e veja qual o número da versão que será exibido.
- Como você instalou-o — provavelmente do repositório da sua distribuição.
Você provavelmente não terá de dar todas essas informações de imediato, mas se você sabe como encontrá-lo rapidamente, muitas vezes ajudará
- Tente resolver o problema você mesmo antes de perguntar: O Google é seu amigo (inserir mensagens de erro no Google normalmente retorna alguma coisa útil). Você deve dar uma olhada em Resolvendo Problemas no KDE - a solução que existe aí será provavelmente a que você obterá no #kde, assim tente ela primeiro .
- Além disso, certifique-se de que o problema que está tendo é realmente com o KDE e não com outro componente do seu sistema (por exemplo, um problema com o X ou com o ALSA). Se possível, experimente uma aplicação não-KDE para ver se o problema também ocorre lá. Se não tiver certeza, é claro, por favor pergunte.
- Use o Forum. Experimente fazer uma pergunta forum. Se a discussão tem informações interessantes que você pode adicioná-lo à UserBase, para que ela possa ajudar os outros.
Prepare-se para esperar! Frequentemente no IRC alguém notará sua pergunta um pouco depois de você formulá-la, assim espere um pouco após perguntar. Não há nada mais irritante do que alguém estar digitando umaa longa resposta para alguém e perceber que quem perguntou saiu do canal apenas 3 minutos após formular a pergunta. Em alguns casos, poderá ter horas entre a sua pergunta e alguém que sabe a resposta esta ficando on-line (lembre-se que os usuários do KDE estão por todo o mundo) por isso às vezes você só tem que perguntar de novo em um momento diferente do dia.
- Se você não obtiver uma resposta no #kde, você pode também tentar o canal de sua distribuição (por exemplo, #suse, #kde-freebsd, etc), ou uma lista de correio apropriada: acesse o lists.kde.org ou o fórum.
- Acima de tudo, seja paciente e educado. Lembre-se que as pessoas que irão auxiliá-lo são todos voluntários, e poderiam estar fazendo qualquer outra coisa ao invés de ajudá-lo.
Se seu problema for com o som no KDE, talvez deva ler primeiro esta página sobre problemas com o som.
Se sua pergunta estiver relacionada com o desenvolvimento, por favor veja a página de contribuições do TechBase do KDE.
Because KDE is so actively developed, changes arrive very frequently, so don't be surprised if you can't find any written information. Ask in IRC, the Forum or a mailing list, and when you have an answer, register an account on UserBase and add the information to the relevant page. At the same time as learning about your system you will be helping others do the same
The forums
Another great place to get help is the KDE Community Forums. It is always a good idea to search the forums first. Maybe your question has already been answered. If not, find an appropriate forum and start a thread. Don't expect an immediate answer, but remember to come back regularly to participate in the discussion as it gets going. Remember that the forums are run by users like yourself.
The KDE Community forums offer a "guided post" feature that can help you post your question in the appropriate forum, increasing the chance of having it seen by people knowledgeable on the matter. It is accessible as a large "New Post" button on the forums' homepage, so if you have any doubts, that is the place to start.
The forums have an extensive search feature: prior to posting try finding if your question has already been answered, or there are hints that might help you solve your issue. If there is no satisfactory solution for your problem, make a new post. To search, enter keywords in the upper right box of any forum page. By default this will search the whole forums. For extended searches, click on the "Search" link under the "KDE Community Forums" banner.
If your question has been properly answered, consider marking a topic as "solved". It is a very little step, but quite helpful for other users and staff, because it tells them that there are no more issues. To mark a topic as solved, choose the topic with the best answer in the thread, and click the green tick mark under it. If you go back to the topic list you will notice a green tick mark next to the topic's title as well.
Most distributions have forums of their own; these can also be valuable. The web pages of your distribution should provide links to its forums.
Questões específicas do sistema operacional
Para questões relacionadas ao uso do KDE com um sistema operacional específico, você pode tentar os métodos acima, mas a menos que a questão involva diretamente o KDE ou KDE/GNU/Linux, você provavelmente encontrará a resposta: Se sua pergunta não involve diretamente o KDE, por favor não coloque sua questão nas listas de correio "normais" do KDE. Exémplos de questões que não involvem diretamente o KDE: minha placa de som não funciona. Neste caso, direcione por favor suas questões em páginas Web dedicadas a auxiliar usuários do sistema em particular. Por exemplo, para questões relacionadas ao GNU/Linux, você pode tentar dar uma olhada em www.linuxnewbie.org ou www.linuxnewbie.com, ou a lista de correio kde-linux mencionada acima.
Se você não estiver usando o GNU/Linux, você pode tentar a lista de correio kde-nonlinux (subscribe). Também são especialmente úteis buscas em seu motor de buscas favorito, como o Google, bem como pesquisas nos arquivos da Usenet.
Além disso, muitos distribuidores de sistema operacional possuem suas próprias listas de correio às quais podem ser enviadas problemas específicos d distribuição. Você pode encontrar mais sobre estas listas nas páginas Web da sua distribuição ou procurando através do buscador configurado em seu navegador.
Se você estiver procurando por pacotes você deve verificar os servidores ftp de sua distribuição, incluindo as seções "contrib", bem como os servidores de indexação como o rpmfind.net.
Relatando erros no KDE
Relatar falhas é uma pequena mas valiosa contribuição para o KDE, e existe uma página Web onde você pode reportar qualquer falha ou solicitação de recurso do KDE: bugs.kde.org. A única exigência de sua parte é o conhecimento básico de inglês. Com isso, e seguindo algumas orientações adicionais, você será capaz de apresentar relatórios de falhas úteis e, assim, ajudar a comunidade KDE como um todo e você mesmo.
A primeira coisa que precisa fazer é abrir uma conta no site. Você pode começar por [https:/bugs.kde.org/createaccount.cgi aqui]. Uma vez que você tenha uma conta validada, você pode iniciar seus reportes.
Normalmente existem duas situações diferentes para relatar uma falha ou bug:
- Você percebe que algo não está funcionando corretamente ou simplesmente não funciona, observa um design deficiente de um programa, ou uma funcionalidade perdida... Se este for o seu caso, abra no aplicativo o menu bugs.kde.org. Algumas informações serão automaticamente obtidas, como o número da versão do aplicativo. . Você então será direcionado para o
- O programa desaparece e outra janela aparece com o nome "Manipulador de estouro do KDE". Não se assuste! Você será orientado de forma eficiente a relatar este acidente. O link na caixa de diálogo "Saiba mais sobre o relatório de erros" irá explicar-lhe o processo. Se você optar por relatar o problema, clique em e um assistente irá guiá-lo passo a passo. O requisito para relatar um estouro é ter os pacotes de depuração de distribuição instalados de modo a proporcionar um backtrace válido.
E estas são algumas dicas sobre como escrever bons relatórios de falhas:
- Escreva em inglês. Você pode trocar o idioma de uma aplicação do KDE por meio do . Acesse este menu e selecion o inglês americano como idioma primário. Em seguida, reinicie o aplicativo. Isso pode auxiliá-lo a explicar o que está acontecendo.
- Seja específico. Uma única falha por relatório! Não misture diferentes problemas no mesmo relatório.
- Seja claro. Explique os passos que levam ao erro para que possamos reproduzí-los facilmente.
- Inclua imagens: uma imagem vale mais que mil palavras, assim anexe uma imagem ao relatório de erro. Você pode usar o KSnapshot para capturar a tela de seu computador. Além disso, não aponte para um link externo que pode expirar, use o link Anexos, na parte inferior do relatório de falha.
- Inclua o backtrace no relatório de erro como um comentário. Fica mais fácil para nós encontrar erros duplicados (não anexar o backtrace como um arquivo de texto).
- Separe claramente os fatos de especulações: apenas descreva o que acontece. Para um problema de design, inclua um mock-up, se possível.
Se você está testando a trunk (versão de desenvolvimento) ou o beta (versão de testes), se você manteve as configurações da versão anterior, às vezes você vai querer verificar com um novo usuário ou através da criação de um novo $ KDEHOME (e reiniciar o seu usuário). Não apague seu $ KDEHOME, pois talvez precise dos arquivos atuais para comparar com os novos. Além disso, se apagar perderá todas as suas configurações!
Observe também que o Fórum possui uma seção sobre as versões Beta.
A good guide to bug reporting can be found here.
Como abrir um console
Tipicamente, o relatar um problema no IRC ou em uma lista de correio, as pessoas que vão lhe ajudar pedirão que você abra um console. Um console é uma janela baseada em texto que você pode usar para enviar comandos para seu computador executar. Você pode arbir um console digitando Alt+F2. Uma caixa de entrada é aberta. Digite o seguinte para abrir um console:
konsole
Se isto não funcionar, você pode não ter um console instalado. Neste caso, digite Alt+F2 e insira:
xterm
Voltar para Obtendo ajuda |